Usos diferentes para decoração com mármore

Esta é uma escolha sábia ao adicionar um senso de sofisticação ao ambiente, porque o mármore não é mais usado apenas para pisos ou bancadas de cozinha e banheiro para criar uma variedade de espaços. Embora apareça em seu ambiente clássico, vimos métodos modernos e mais novos que são diferentes dos métodos tradicionais.

É cada vez mais comum recebermos projetos de arquitetos com a inserção do mármore de formas antes não vistas ou exploradas, como em lareiras, tampos de mesa inovadores, estantes, aparadores ou até mesmo revestimento da parede de home theater.

1. Dobradinha na sala de jantar
Na reforma comandada pela arquiteta Renata Gaia e pelo escritório Vapor Arquitetura, de Fabrizio Lenci, o piso recebeu tacos de tauari e parte da área que pertencia à varanda, agora integrada ao apê, foi demarcada com mármore carrarinha para dispor ali vasos de plantas, evocando o ambiente original. No tampo da mesa, o mármore carrara se destaca entre as Cadeiras Bossa, de Jader Almeida. 

2. Banheiro minimalista
Na Cidade do México, essa casa era um lugar abandonado e foi reformada pelo escritório de arquitetura Taller Paralelo. Os pergolados são espalhados por toda a construção, mas o destaque vai para o banheiro minimalista revestido por mármore. As ripas de madeira foram instaladas sob um painel de vidro para controlar a entrada da luz sobre a banheira.

3. Área da piscina
Na reforma desta cobertura, comandada pelo escritório ADF Arquitetura e pela paisagista Bia Abreu, a área da piscina foi revestida de mármore carrara e adornada com guaimbê-ondulado, alpínia variegada, palmeiras veitchia e, ao fundo, capim-do-texas. .

4. Bancada do banheiro
Apesar de já ter se consagrado nas bancadas de banheiro, ainda é possível inovar neste uso do mármore. É o caso deste banheiro de casal projetado pelo escritório FGMF. A grande bancada de mármore ocupa quase todo o comprimento do ambiente com cuba esculpida do mesmo material. Suspensos do piso, armários complementam a estrutura elegante.

5. Lareira
O charme do estilo hygge de decoração deixa os ambientes mais acolhedores. Neste apartamento em São Paulo, ele cumpre sua função entre a poltrona Pelicano, de Jorge Elmor, e a lareira ecológica, revestida de mármore gris armani. O projeto foi idealizado pela arquiteta Barbara Dundes.

6. Divisória visual no living
Na reforma deste apartamento de 110 m², no bairro do Brooklin, em São Paulo, o arquiteto Maurício Karam sugeriu um living totalmente integrado e o uso de revestimentos sóbrios. A cozinha foi aberta para a sala e ganhou uma chapa de mármore vertical instalada no forro que divide visualmente os ambientes e traz a sensação de privacidade. Como o espaço possui o pé-direito duplo, o arquiteto Maurício Karam aproveitou para cobrir as paredes com tijolos cerâmicos escuros.

7. Composição com espelho na parede da sala de jantar
A base neutra guia a paleta deste apartamento de 227 m² no bairro do Tatuapé, em São Paulo, que é complementada por toques de azul e tons metalizados, como dourado e cobre. Toques de pedras elegantes fazem parte da decoração, como a parede da sala de jantar, revestida nas laterais por mármore com arandelas douradas, e no centro por um grande espelho.

8. Parede de tijolinhos
Super em alta, os tijolinhos ganham outro nível de elegância quando feitos em mármore. É o caso das paredes que envolvem o bloco do elevador na área gourmet desta cobertura de 300 m² no Panamby, em São Paulo. Elas foram revestidas com tijolinhos de mármore anticato, unificando visualmente o acesso à sauna, lounge e home theater.

9. Hall de entrada
Na pauta desta reforma, nada de excessos. Convidadas para assumir os ajustes na área social deste apartamento em São Paulo, as sócias Stephanie Nigri Wolff e Beatriz Fujinaka, do escritório WF Arquitetos, tiveram o minimalismo como norte. O resultado pode ser visto na obra delicada e singela, que aproveita o mármore como elemento de destaque no endereço do jovem casal. Partindo da entrada, as arquitetas escolheram o material nobre para revestir piso e teto do hall de entrada – espaço a partir do qual se dá o acesso para o lavabo e a área íntima.

10. Bancada de refeições e pia
Para combinar com a pia de mármore, a bancada de refeições deste apartamento de 66 m² recebeu o mesmo revestimento de mármore Branco Siena. Para trazer cor ao ambiente, foi aplicada uma faixa de azulejos de metro verde. Projeto de reforma assinado pelas profissionais Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, do escritório Doob arquitetura.

Via: Cidade Jardim