Melhores recomendações para assentamento de mármores e granitos

Mármore e granito são joias que podem enriquecer qualquer ambiente e ultrapassar a vida útil de outros revestimentos de piso e parede, mas você precisa saber como instalá-los.

O professor Elton Goulart da Silva, responsável técnico pelo Núcleo de Tecnologia em Mármores e Granitos do Senai-São Bernardo do Campo, traz nove recomendações que ajudam na correta colocação dessas pedras.

 1. As peças de mármore e granito apresentam variações de espessura de até 3 mm. “É usual fazer a seleção das chapas no ato da compra, ou antes de cortá-las. Se o material foi comprado já cortado, o colocador faz uma análise visual e dimensional das peças, tendo como referência as mais grossas”, ensina.

2. Para evitar quebras, essas pedras devem ser armazenadas na vertical. No manuseio, é preciso cuidado para não danificar os cantos.

3. O contrapiso de áreas úmidas e térreo deve ser impermeabilizado previamente, para evitar possíveis contaminações vindas do solo, principalmente ferrugem.

4. A areia a ser usada na mistura da massa para o contrapiso deve ser peneirada. Ela pode conter pequenas pedras e resíduos de obra, como pregos e arames, que vão contaminar a massa, além de atrapalhar a colocação.

5. Na execução do contrapiso, é preciso estabelecer o nível adequado de massa, tendo em vista as variações de espessura dos mármores e granitos. Depois de definido o nível do piso, o instalador poderá determinar o nível do contrapiso, considerando a espessura do granito ou mármore somada à massa para a aplicação.

6. As peças são assentadas com o uso de argamassas colantes industrializadas – existem produtos específicos para essas pedras, de alta aderência, disponíveis no mercado.

7. No caso de mármores e granitos brancos ou claros, deve ser empregada argamassa branca, pois eles podem sofrer alteração de tonalidade, devido à absorção do cimento cinza.

 8. Antes do assentamento, é fundamental lembrar que as pedras se caracterizam por seus veios, que devem ser colocados em harmonia, para que se obtenha o melhor resultado estético. Essa exigência normalmente é discutida entre o responsável pela obra e a marmoraria que presta o serviço de colocação. Porém, se o material for adquirido em um home center com dimensões padronizadas, tudo dependerá do conhecimento do colocador.

 9. As ferramentas necessárias para o assentamento dessas pedras são as mesmas dos revestimentos cerâmicos: nível laser, prumo, desempenadeiras, martelo de borracha e os espaçadores.

Via: AECWeb