Dicas de como inovar a sua Marmoraria

Com as expectativas de melhora no crescimento da economia brasileira, aumentam também as esperanças em relação ao comércio de mármores e granitos. 

Contrariando a estagnação de outros setores econômicos que vem se alastrando há alguns anos, 2019 foi muito bom para o comércio de rochas ornamentais.

Para este ano, o aquecimento no mercado ainda é esperado, principalmente na construção civil.  Se você é empreendedor deste nicho e quer aproveitar o momento atual para melhorar a produção e gestão para marmorarias, continue a leitura deste post e aprenda 5 dicas de ouro que farão sua marmoraria faturar até 3 vezes mais.

Principais pontos problemáticos de uma marmoraria

É praticamente impossível querer melhorar a produção e gestão para marmorarias sem antes conhecer exatamente quais são os pontos problemáticos que estão impedindo seu comércio de crescer. 

Com a popularização da venda de mármores e granitos, a concorrência aumentou na mesma proporção que o conhecimento dos clientes no assunto e a exigência de um atendimento acima da média.  

Isto quer dizer que uma empresa que ficou parada no tempo, mantendo o controle de estoque, produção e montagem nas velhas planilhas ineficientes deve estar perdendo muito dinheiro nesse momento. Sobreviver no mercado de hoje requer uma atualização constante e tecnologia adequada. 

Mas o que nós podemos adiantar é que novos tempos requerem  mudanças, e o comércio de mármores e granitos não fica de fora. Dentre os principais problemas que podem ser citados, temos: 

● Falta de inovação: Investir em novos equipamentos não tem muita utilidade quando sua marmoraria não acompanha a evolução do comércio e não utiliza as novas tecnologias disponíveis. Atendimento ruim, falta de estoque, acúmulo de trabalho e demora na entrega são fatores que causam visibilidade ruim para seu negócio e consequente perda de clientes.  

● Capacitação da equipe: A capacitação da equipe está diretamente ligada a um atendimento ao cliente de qualidade, mas não apenas isso. Somente uma equipe atualizada consegue formar preços corretamente para competir de frente com a concorrência, entender melhor todos os processos e auxiliar os clientes na escolha adequada do material. 

● Oferta restrita de materiais: Hoje em dia as marmorarias não vendem apenas mármores e granitos. Existe todo um leque de materiais que podem ser usados como superfícies sólidas e comercializados pelas marmorarias. Nesse caso o empreendedor deve pesquisar novas possibilidades do mercado para ver o que mais ele pode encaixar em seu comércio e utilizar seu mix de produtos como um diferencial.

5 dicas para aumentar o faturamento da sua marmoraria

Neste ponto você já deve ter pensado melhor sobre quais problemas sua marmoraria está passando e como revertê-los. Nossas próximas dicas mostram quais áreas podem ser mudadas para aumentar a lucratividade do seu comércio. 

1 – Atendimento ao cliente 

Um atendimento ágil é essencial para manter a fidelidade dos clientes. No mercado competitivo de hoje em dia, não existe mais espaço para orçamentos manuais, dificuldade em solucionar dúvidas ou consultar o estoque e suporte ineficiente.

A visibilidade ruim causada por um atendimento insatisfatório pode ser muito prejudicial aos negócios e à conquista de novos clientes.  E a tecnologia é a maior aliada da produtividade e eficiência. Quando a marmoraria escolhe unir bons preços e excelência no atendimento ao cliente pode ter certeza que encontrou um ótimo diferencial.      

2 – Gestão da produção

O controle rígido de processos é a melhor forma de conseguir visualizar mais claramente o que pode ser mudado para evitar desperdícios e, consequentemente, agilizar toda a produção.  Além disso, o controle da produção assegura que seus serviços estão sendo feitos da melhor maneira possível, sendo benéfico não apenas para a marmoraria, mas também para a satisfação dos seus clientes, que recebem produtos com uma qualidade acima da média.  

Neste caso, uma ferramenta completa de gestão da produção é o aliado número 1 para o seu comércio de mármores e granitos, porque centraliza todos os processos de orçamento, controle de estoque, produção e entregas em um só sistema. Ou seja, possibilita uma visualização geral da prestação de serviços de forma organizada e eficiente. 

3 – Gestão administrativa da empresa

É claro que a eficiência da gestão de produção é muito importante no dia a dia de uma empresa, porém ela não tem muita utilidade se a gestão administrativa for ineficiente. É preciso ter um equilíbrio geral para manter a marmoraria sempre organizada e produtiva.  No caso da gestão administrativa, o controle de faturamento, documentações fiscais e fluxo de caixa devem estar sempre atualizados e organizados, porque só assim os relatórios e as análises podem ser feitas de maneira eficiente para impulsionar o crescimento do negócio.     

4 – Marketing para marmoraria 

Sua empresa está completamente organizada e funcionando da melhor maneira possível. Então agora é hora de aumentar seu portfólio de clientes através de marketing.  

A prospecção de leads é a melhor forma de procurar possíveis clientes e se conectar com eles, e este processo pode ser feito de diversas maneiras, como ligações telefônicas, blog com conteúdos relevantes, e-mails de marketing, entre outros. Basta escolher o marketing para marmoraria que mais tenha a ver com sua empresa e entrar em ação!      

5 – Tecnologia adequada

Com certeza já deve ter ficado claro que praticamente todas as dicas para melhorar o faturamento da sua marmoraria estão relacionadas à tecnologia, não é mesmo?  Mas como escolher o software adequado que una gestão de produção, gestão administrativa e melhora no atendimento ao cliente em uma única ferramenta?  

Via: IZY