Saiba como começar na sua Marmoraria
Um bom plano é a sua base
Antes de abrir a porta de sua Marmoraria, considere seu plano com cuidado. Primeiro, você tem muitas decisões sobre a natureza do seu negócio: por exemplo, você planeja fornecer um serviço de manufatura completo ou terceirizar a manufatura real para um fornecedor? E se concentra em vendas e instalação?
Depois de acertar esses detalhes, defina o equipamento e as instalações de que precisará, o que, por sua vez ajuda a determinar quanto financiamento será necessário.
Preste muita atenção ao tamanho do mercado local – marmores são, definitivamente, uma opção de luxo. E quantos concorrentes já a estão atendendo esse mercado.
Além dessas especificidades, atente também a aspectos básicos como escolher uma estrutura empresarial, adquirir as licenças necessárias e solicitar à Receita Federal o número de identificação de empregador federal.
Encontrando seu Local
Assim que seu plano estiver pronto, é hora de transformar esses detalhes do papel em realidade. Encontrar um local adequado é uma necessidade imediata.
Se você estiver focado principalmente em vendas e instalação, encontre um escritório de vendas adequado com estacionamento para seus veículos de instalação e armazenamento para as ferramentas.
Se você optar pela fabricação completa, procure uma área de trabalho maior, mais equipamentos e possivelmente espaço para showroom também.
Adquirir tudo isso exigirá dinheiro, seja de suas próprias economias, de investidores privados ou de empréstimos de uma ou mais fontes.
As instalações da sua empresa, veículos e alguns equipamentos podem ser alugados, para preservar o seu capital inicial.
Você também precisará de pedreiros qualificados, especialmente se pretende lidar principalmente com as vendas e o lado administrativo das coisas.
Construindo relacionamentos com fornecedores
Um negócio de mármore e granito bem-sucedido exige que você tenha relacionamentos fortes nas duas pontas do processo: com os fornecedores que fornecem sua pedra e com outros empresários que podem direcionar os negócios do seu jeito.
Mármore e granito são materiais de alta qualidade e representam um custo substancial para os proprietários. Eles vão querer muitas opções para combinar com sua decoração, e isso significa que você precisará ter acesso a uma variedade de cores e padrões de vários fornecedores.
Passe algum tempo conhecendo o maior número possível de fornecedores por meio de feiras e eventos do setor ou visitando diretamente suas pedreiras e showrooms.
As publicações da indústria podem ajudá-lo a avaliar seus pontos fortes relativos. Você pode até ser capaz de formar parcerias estratégicas: se seu principal concorrente local lida com fornecedores de pedras específicos, seus rivais podem estar dispostos a lhe dar condições favoráveis ?
O lado do marketing
É igualmente importante formar relacionamentos com negócios complementares em seu mercado, desde atacadistas de acessórios hidráulicos até construtoras, empresas de reforma, marceneiros, outros comerciantes e designers de interiores locais.
Gaste parte de seu capital inicial em pelo menos um site básico para que designers e clientes em potencial possam encontrá-lo.
Configure uma página da empresa no Facebook ou feed do Instagram, onde você pode mostrar fotos de alta qualidade de seu trabalho mais recente e postar depoimentos de clientes satisfeitos. O boca a boca é proverbialmente a melhor propaganda, e a mídia social amplia seu efeito.
Adquirir tudo isso exigirá dinheiro, seja de suas próprias economias, de investidores privados ou de empréstimos de uma ou mais fontes.
As instalações da sua empresa, veículos e alguns equipamentos podem ser alugados, para preservar o seu capital inicial.
Você também precisará de pedreiros qualificados, especialmente se pretende lidar principalmente com as vendas e o lado administrativo das coisas.
Agregar valor por meio de serviços secundários
Não ignore as oportunidades de agregar valor e receita por meio de atividades secundárias, como limpeza, vedação, reparo e restauração de superfícies de pedra existentes.
Além de pagar as contas entre os trabalhos de instalação, é uma maneira de construir relacionamentos de longo prazo com clientes que já demonstraram amor pelo mármore.
Se você planeja manter seu negócio por décadas, pense em desenvolver oportunidades para fazer várias instalações para os mesmos clientes, como as limpezas regulares.
Você também pode oferecer valor agregado por meio de produtos complementares, como mesas de canto com tampo de mármore para complementar uma penteadeira ou detalhes em ladrilhos de pedra em paredes backsplash ou portas de armário.
Essas ofertas de nicho podem fornecer uma avenida de oportunidades para usar peças recortadas ou recortadas de seu trabalho principal, tornando-as duplamente lucrativas.
Via: Guia do Construtor