Quais Pedras que não mancham para a Cozinha?

Quando usamos marmoraria em bancadas com grande uso, como cozinha por exemplo, sempre vem a dúvida de qual pedra é a mais correta para usar, às vezes uma panela quente ou um molho mais pigmentado podem manchar sua pedra e perder todo o investimento.

Os tons mais claros são os mais problemáticos, aquela pedra branca tão desejada ou aquela pedra marmorizada com fundo claro, requer mais cuidado mas nem todas mancham como as pessoas pensam, tem outras alternativas de pedras. Para isso, devemos entender quais materiais existem no mercado, vamos enumerar aqui algumas alternativas.

Granito

O Granito é uma pedra natural e possui diversas cores, tendo um custo mais baixo, resistente a impacto e aguenta altas temperaturas, porém exige mais cuidado por absorver líquidos, o que poderá manchar. Existe a possibilidade de impermeabilização o que aumenta a vida útil do produto mas sempre terá uma manutenção a mais.

Imagem: Projeto Autoral

Mármore

O Mármore é uma pedra natural e bastante permeável a líquidos e gorduras, tornando-o mais propício a manchas. Seu custo é mais alto e ele é mais procurado por suas cores diferenciadas e traz um ar de sofisticação ao seu projeto.

Imagem: Projeto Autoral

Silestone

Silestone ou quartzo sintético, pode ser chamado assim também, é uma pedra composta de quartzo e resina, apresentando uma ótima resistência a manchas e riscos pelo quartzo não ser poroso, assim não absorvendo essas impurezas. Possui uma qualidade superior ao granito e ao mármore mas existem pontos fracos como seu alto custo e o calor, não aconselhando a usar na área externa.

Imagem: Projeto Autoral

Porcelanato

O Porcelanato foi ganhando espaço por suas diversas cores e formas diferentes, acham que por ter um custo mais baixo, seria a opção mais apropriada, entretanto sua execução deve ser muito bem feita e acaba aumentando o seu preço pela necessidade de um bom profissional.

O porcelanato acetinado é menos propenso a manchas porque apresenta uma baixa absorção de água e tem um aspecto menos brilhoso, apesar disso tem a possibilidade de quebrar mais facilmente. 

Imagem: Projeto Autoral

Supernano

O Supernano ou nanoglass tem vidro na sua composição, tornando um material sintético, e traz um aspecto muito branco e brilhante. Tem uma alta resistência a manchas, excelente para bancadas de grande uso, como cozinha e banheiro, e tem sido bastante utilizado mas, como tudo não são flores, tem um custo mais elevado.

Imagem: Projeto Autoral

Corian

O Corian tem o nosso coração, é o mais caro da nossa lista e é um material inovador, completamente sintético. Ele é feito na própria obra, não possui emenda e dispõe de uma característica mais uniforme, podendo ter formas mais curvas.

Este material não amarela com o tempo e é de fácil limpeza, conseguindo reparar facilmente caso ocorra alguma trinca. Ainda existem outros materiais que não foram listados aqui, como pedra prime e os ultracompactos, mas a nossa intenção é mostrar que existem diversos materiais com vantagens e desvantagens, por isso que um arquiteto é tão importante nessa hora.

O arquiteto verá qual se enquadra melhor ao seu projeto, seja ele por custo; meio de transporte do produto; onde será usado, ambiente externo ou interno; e cores mais adequadas a sua função. Uma dica daqui do escritório, quando solicitar ao marmorista fazer a sua pedra, sempre sobra algum recorte da pedra, peça a ele para fazer um descansa panela assim você poderá colocar panela quente em cima sem dores de cabeça com a sua bancada.

Imagem: Projeto Autoral

Via: https://scc10.com.br/colunistas/cinthia-massa/pedras-que-nao-mancham-para-a-cozinha/