Como fazer acabamentos de mármore para escritórios?

Os materiais naturais são únicos porque, embora sejam extraídos na mesma pedreira, apresentam características e graus diferentes, e a sua utilização em projetos confere ao ambiente uma personalidade especial.

Um recurso muito usado atualmente é o acabamento em mármore. A pedra é sinônimo de sofisticação, ares clássicos e elegantes. Na Marmoraria o mármore é uma rocha metamórfica, originária do calcário, resultado de alterações de pressão e temperatura.

Essas alterações naturais imprimiram ao longo de muitos anos, veios, detalhes e características especiais em cada peça.

Tem interesse no assunto? Confira aqui dicas para utilizar o mármore em seus projetos e adicionar elegância aos ambientes corporativos.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS VANTAGENS DE USAR O MÁRMORE?

O material remete à elegância e associa efeitos naturais e únicos. A beleza clássica da pedra torna o ambiente sofisticado.

O mármore é resistente ao calor, por isso, pode ser utilizado em regiões como lareiras ou churrasqueiras. Contudo, quem disse que os ambientes corporativos não podem ter salas com o acabamento nesse material? 

As vantagens de buscar essa opção são muitas. Não é à toa que o mármore é escolhido por vários escultores, pois a pedra é macia e fácil de moldar.

Por tal característica, permite liberar a criatividade, em cantos arredondados e formas inusitadas. Outra particularidade é a gama de cores e variedade de acabamentos que podem ser feitos.

ONDE POSSO UTILIZAR O MÁRMORE EM AMBIENTES CORPORATIVOS?

A criatividade é o limite! Em virtude das várias tonalidades e possibilidades de acabamento, o mármore pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto nos externos. Confira algumas ideias para usar o mármore nos seus projetos:

  • escritório: nos escritórios, o mármore pode ser utilizado em móveis, peças de decoração, revestimentos de parede e pisos. Mesas e aparadores do material são muito elegantes e deixam o ambiente com traços únicos;
  • sala de reunião: ela por si só já é imponente, considere o uso em detalhes, como painéis e paredes de destaque;
  • banheiro: os banheiros da empresa não precisam ser simples, por isso, o mármore vem sendo a aposta de muitos arquitetos, em bancadas, pisos e paredes. As composições podem considerar peças em tamanhos, formatos e tonalidades diferenciadas;
  • cozinha: a cozinha corporativa também não fica de fora, ao conceber projetos que utilizem mármore nas bancadas e mesas, o ambiente ficará ainda mais elegante;
  • recepção: para projetar uma recepção refinada, requintada e imponente, invista em balcões, painéis e detalhes na parede.

QUAL ACABAMENTO EM MÁRMORE ESCOLHER?

O acabamento da pedra será feito de acordo com o local de aplicação. Áreas externas pedem um toque mais rústico, já nos ambientes internos, é usual combinar elementos com maior delicadeza e requinte.

Verifique as características, como tráfego, resistência e porosidade final do mármore, antes de definir qual o melhor acabamento para seu ambiente. Vamos conhecer as opções mais comuns:

  • polido: o acabamento polido é talvez o mais conhecido no uso interno de pedras naturais. O resultado é um elemento brilhoso e escorregadio, praticamente espelhado;
  • bruto: o acabamento bruto é o natural da pedra, com características mais porosas, ásperas e brilho reduzido;
  • levigado: o acabamento levigado também é chamado de semipolido, nele a pedra é lixada e nivelada, mas permanece sem brilho;
  • jateado: o acabamento jateado é feito com jatos de areia, que deixam as pedras opacas e mais ásperas, portanto, é uma ótima opção para áreas externas;
  • resinado: a aplicação de resina no mármore fecha os poros da pedra e a deixa com aspecto brilhante. Por deixar o mármore menos permeável, é o acabamento ideal para banheiros e cozinhas;
  • cristalização: aqui aplica-se uma película sobre a pedra. A cristalização deixa o material com alto brilho e maior resistência. É um ótimo acabamento para pisos.

QUAIS SÃO OS TIPOS MAIS COMUNS DE MÁRMORE?

Por ser uma pedra natural, suas características, como cor, porosidade e padronagem, variam em função do lugar de extração. Muitos mármores são de origem italiana, mas vamos conhecer mais a fundo os tipos mais comuns.

MÁRMORE CARRARA

Pedra escolhida por Michelangelo para suas esculturas, em função da facilidade para moldar e dos veios delicados. De origem italiana, suas marcas características são o fundo branco e os veios acinzentados. Sua indicação de uso são cozinhas, mesas, móveis e painéis.

MÁRMORE BOTTICINO

Assim como o Mármore Carrara, também é de origem italiana, com tonalidade diferenciada, de fundo bege e veios mais marcantes e puxados para o marrom. Como é de fácil moldagem, também foi e é muito utilizado em obras de arte.

MÁRMORE CREMA

Como o próprio nome sugere, a pedra apresenta tonalidade bege amarelado. Com cor mais uniforme e padronagem quase sem veios, o Mármore Crema é menos poroso que os demais, por isso, é mais indicado para ambientes externos.

MÁRMORE TRAVERTINO

O mármore aparece com tonalidades mais claras de bege e veios mais longilíneos. Assim como o Mármore Carrara e o Boticcino, também tem origem italiana. Com característica mais porosa, é ideal para ambientes internos.

MÁRMORE PRETO

Também denominado Nero, o mármore aparece com fundo preto e veios brancos. Tem origem espanhola, com aplicação versátil, tanto em áreas internas quanto nas externas. A pedra suporta baixo tráfego e permite usos variados.

MÁRMORE PIGUÊS

Esse tipo de pedra, com as mesmas tonalidades do Mármore Carrara, é de origem grega. Apresenta veios mais uniformes e delicados.

MÁRMORE CALACATTA ORO

Essa opção de mármore, muito requintada, de fundo branco e com veios dourados e cinzas, é uma das mais caras do mercado. Delicado e sofisticado é uma ótima aposta para ambientes internos.

MÁRMORE MARROM IMPERADOR

De origem espanhola, o mármore apresenta fundo marrom e veios dourados. Ótima escolha para composições clássicas e delicadas.

MÁRMORE BEGE BAHIA

De origem brasileira, a pedra tem características semelhantes ao Mármore Travertino, porém, com tonalidade mais escura.

MÁRMORE ROSSO VERONA

Como o próprio nome sugere, esse mármore é de origem italiana e suas tonalidades variam entre vermelho claro e escuro.

MÁRMORE ÔNIX

De cor amarela e tom dourado, veios mais escuros e características translúcidas, esse mármore é ótimo para elementos retroiluminados. 

Nos projetos empresariais, o mármore proporciona requinte e delicadeza. Portanto, utilize o material em pisos, rodapés, paredes, móveis e em detalhes com a marca da companhia. Aproveite a versatilidade entre cores, acabamentos e ouse em seus projetos!