Como armazenar e transportar mármores e granitos?

Você precisa saber algumas dicas para a manutenção de mármores e granitos. Pense nisso, o artigo de hoje irá ajudá-lo a armazenar, transportar, colocar e proteger as rochas da sua marmoraria durante a construção. Confira as seguintes dicas:

ARMAZENAGEM

– Ao ser armazenado, as chapas de granito ou mármore deverão ser fixadas sobre sarrafos, nunca direto no chão;

– Jamais armazene a pedra em locais úmidos, próximos a produtos químicos ou outras substâncias (ferrugens, pó de madeira, produtos oleosos, etc.);

– Mantenha as peças estocadas fora do alcance de crianças;

– Não permita que o material estocado sirva de apoio para outros objetos;

–  Evite o armazenamento por período superior a 30 (trinta) dias, pois algumas peças podem ficar arqueadas, principalmente as peças acima de 60 cm de lado.

– Peças grandes com acima de 1m de lado, devem ser estocadas deitadas (sentido horizontal), para evitar seu arqueamento. O assentamento deverá ser efetuado somente em pisos planos.

– Evite remanejamento desnecessário das peças, pois pode acarretar quebras.

TRANSPORTE

– Carregar sempre na posição vertical, descarregando vagarosamente sobre papelão, régua de madeira mole (exceto em materiais claros) ou correia de borracha. Apoiado na aresta e nunca no canto das peças.

– No caso de transporte em veículos, armazená-las na vertical fixando-as na carroceria, no piso, ou alguém as segurando. Evitar solavancos, freadas bruscas, lombadas, buracos e balanços exagerados, tendo em vista que se trata de material de peso concentrado. (Balancear a carga no veículo).

– Para transporte seguro, aplique um produto protetor que crie um filme resistente e de fácil remoção ao final da obra. Indicamos o Pek Protetor de Chapas da Pisoclean.

COLOCAÇÃO

– Para que não haja problemas com o material depois de assentado – como bordas molhadas, mudanças de tonalidade e cor (principalmente os de cor clara) – antes da colocação ele deverá ser impermeabilizado no lado bruto, com produtos tipo SELLO ou similar, obedecendo à orientação do fabricante;

–  Estabeleça o nível adequado de massa, pois os granitos e mármores apresentam variações de espessura.

–  Recomenda-se peneirar a areia a ser usada na mistura da massa, para evitar fragmentos que poderão causar oxidação no material.
– O piso depois de assentado só deverá ser rejuntado e posteriormente lavado, após estar totalmente seco, caso contrário, permanecerá úmido.

– Não rejunte o piso molhado e não aplique produtos químicos ou oleosos.
– Mármores e Granitos devem ser assentados com junta “seca”, pois sua dilatação é muito pequena;

PROTEÇÃO DURANTE A OBRA

– Após o rejuntamento deverá ser feita uma proteção da área polida com saco de aniagem e gesso.

– A área polida nunca deverá ser exposta ao tráfego quando esta se encontrar com areia ou outros materiais abrasivos porque danificam o polimento.

– A limpeza final nunca deverá ser feita com água em abundancia, pois esta penetra na argamassa e no material, provocando o escurecimento em sua tonalidade, demorando meses para voltar à cor natural.

Via: Policenter