Como escolher a melhor marmoraria para você?

Pedras ornamentais têm diferentes funções em um projeto. Elas são um elemento de beleza e estilo em vários ambientes e também funcionam como proteção e preservação dos ambientes onde são aplicadas.

Além de serem resistentes e versáteis, funcionando como piso, bancada, revestimento entre outros. No entanto, pedras diferentes tem utilidades variadas e escolher pedras apenas pela questão estética pode causar muita dor de cabeça a arquitetos e moradores.

A escolha de uma boa marmoraria é fundamental para garantir que o acabamento de uma construção fique impecável e possua uma durabilidade maior.

Processo de aplicação de um acabamento

A diferença entre um serviço profissional de aplicação de um acabamento, e um serviço meramente experiente, está na realização meticulosa de diversas etapas de aplicação, cada uma com diversos passos. Tais detalhes de um serviço de marmoraria necessitam de mais do que mera experiência profissional do técnico envolvido: envolvem o cumprimento de normas para medidas e procedimentos, o uso de equipamentos específicos para certas tarefas e um controle rigoroso de qualidade do serviço, seja por meio de relatórios ou pelo recolhimento do feedback do cliente.

Criar um projeto para o piso, isto é, definir previamente a dimensão das placas ou outras peças de piso conforme as dimensões do local;

  • Realizar uma pré-montagem do piso;
  • Preparar os insumos do processo conforme normas existentes (exemplo: peneirar a areia com a peneira de dimensão correta, estabelecer um nível adequado de massa, utilizar a quantidade correta de água para não deixar o piso úmido, etc)
  • Utilizar as ferramentas corretas para cada tarefa do serviço (isto é, sem improvisações!
  • Empregar apenas especialistas para o assentamento do piso

Variedade e custo-benefício

Ardósia, granito, mármore, pedras vulcânicas e mais uma pluralidade de nomes e tipos de pedra vem a nossa cabeça ao montar um projeto. Essas pedras são naturais e suas características são peculiares. É impossível conseguir dois cortes iguais de um mesmo mármore, por exemplo. Se isso é um atestado de qualidade, por um lado, por outro pode deixar de cabelo em pé os mais perfeccionistas.

O custo-benefício de cada pedra também deve ser considerado para que o projeto esteja dentro de um valor real e que cada pedra cumpra sua função. O granito é uma pedra muito usada por sua versatilidade, resistência a riscos, baixa manutenção e porosidade. No entanto, sua irregularidade de superfície e facilidade para manchas podem comprometer alguns ambientes.

Pedras vulcânicas são opções interessantes para áreas externas e mesmo revestimentos de piscinas, dando um ar rústico e extremamente sofisticado para espaços de lazer. As pedras conhecidas como mineiras também conquistam corações. Antiderrapantes, resistentes às intempéries e não absorventes de calor, pedras como a São Tomé são comumente usadas em áreas externas. Por outro lado, as escorregadias Pedra-Sabão e Ardósia ficam bem em pisos e ambientes internos.

As pedras artificiais

Recursos naturais são finitos e por isso merecem um uso cuidadoso e racional. Com as pedras ornamentais não é diferente. Pensando nisso, cada vez mais estão sendo desenvolvidas tecnologias para a criação de superfícies que se assemelham a pedras naturais, mas com mais resistência e praticidade.

Se a princípio muitas pessoas achavam que esse material era de menor qualidade ou representava menos luxo, esse mercado vem mudando rapidamente.

O Nanoglass, por exemplo, é um composto de pó de mármore e cristais de vidro que eliminou as bolhas de ar em sua fabricação. Pode ser usado em ambientes externos e internos, como piso, parede ou bancada. É resistente a desgastes, riscos e impactos e tem baixa absorção de líquido.

A Neolith é uma pedra sinterizada de altíssima qualidade, com acabamento fino e várias opções estéticas. Resistente a altas temperaturas, arranhões. raios UV e intempéries, é uma pedra leve e fácil de limpar que se adapta a diversos formatos e usos.

Por fim, a Florim Stone é o resultado de várias pesquisas da renomada marca italiana Florim. Aliando tecnologia e natureza, além das mais avançadas tendências em design, a Florim Stone oferece uma variedade de quase inacreditável de usos, sendo resistente e permitindo, por exemplo, o preparo de comidas diretamente na pedra.

A pedra ideal

Com tantas opções, a pedra ideal pode não ser de um único tipo. De acordo com o estilo e os usos de cada projeto, é possível inclusive misturar várias pedras e criar um ar completamente novo para os ambientes.

Para escolher não só a pedra ornamental mais adequada, mas com a melhor qualidade e custo benefício, agende uma visita em nossa boutique.

Via: Directa e Guia do Construtor