Dicas para atrair clientes em sua Marmoraria

Você tem uma loja de mármores, tijolos de alta qualidade, serviços de alta qualidade (suporte, projetistas, encanadores etc.), um showroom bem localizado e pode já ser um site institucional, mas perderá clientes na competição?

Esse artigo é um resumo de nosso case de divulgação de marmoraria com dicas de como atrair clientes para marmoraria. Para mais detalhes ou para contratar nossa empresa para fazer marketing digital para marmoraria, entre em contato conosco.

Até os anos 90, para ter uma marmoraria de sucesso e atrair os primeiros clientes o primeiro passo era investir em uma boa localização para o seu show-room.
Enquanto corria o boca-a-boca e sua marmoraria não era contratada por um grande escritório de arquitetura, construtora ou incorporadora, expor suas peças em mostras de Arquitetura e Design ou lojas de cozinha planejada era uma forma de divulgação de marmoraria.

Outra forma de fazer propaganda de marmoraria era contratar uma assessoria de imprensa pra quem sabe cair nas graças de uma editora de decoração famosa, que iria te ligar sempre que precisasse de uma peça de mármore ou granito para fazer uma produção. O marketing para marmoraria também consistia em anúncios em revistas, jornais, rádios e raramente TV.

1. Planeje os processos

Definir processos eficientes é fundamental para uma marmoraria. Portanto, faça um mapeamento de todas as movimentações do estoque. Além de entradas e saídas, não se esqueça das devoluções, perdas, transferências, remessas para assistência, etc.

Em seguida, é importante descrever cada uma dessas etapas, detalhando o modo correto de registrá-las.

2. Invista em tecnologia

Considere investir em um sistema informatizado de gestão de estoque. Existem hoje no mercado diversas opções de sistemas, para todos os portes de empresas, que oferecem soluções eficientes com um bom custo-benefício.

Um software de gestão é uma ótima ferramenta para deixar o trabalho mais ágil, seguro e eficiente em uma marmoraria. Além de ajudar com todos os processos de armazenagem, ele permite a emissão de relatórios que te ajudam a tomar decisões mais rápidas e precisas.

3. Treine seus funcionários

De nada adianta investir em todas essas melhorias se a sua equipe não estiver bem treinada e envolvida fortemente com esse objetivo. Determine as funções de cada colaborador, deixe clara a importância e os benefícios dos processos e mantenha um treinamento constante sempre com foco em aumentar suas vendas. Dessa forma a sua marmoraria vai crescer coletivamente.

4. Organize a área de armazenamento 

Manter o local de armazenamento organizado e bem sinalizado é fundamental para que a equipe localize os produtos com facilidade. Separe áreas específicas para cada tipo de produto. Sinalize cada área com seus devidos nomes, códigos, marcas. Registre no sistema a localização de cada item.

Lembre-se de capacitar os funcionários para a manutenção da organização.

5. Conheça o giro de seus produtos

Analisar a frequência de saída de cada produto vai te ajudar a definir como eles devem ser alocados dentro do seu espaço de estoque, mantendo os produtos com maior giro na frente, mais acessíveis e os que têm menos saída mais ao fundo.

Além disso, com essa informação será possível fazer um melhor planejamento de novas compras e analisar o tempo que essa mercadoria está estocada na sua marmoraria. Enfim, permite uma gestão mais inteligente do seu estoque.

6. Faça revisões periódicas do estoque

Crie um calendário de revisões periódicas do seu estoque. Refazer a contagem dos seus produtos com frequência permite que você trabalhe sempre com informações mais precisas e evite surpresas desagradáveis. Além disso, será possível antecipar ou adiar compras para trabalhar com um estoque mínimo e garantir um fluxo de caixa mais equilibrado.

Agora que você já analisou todos os aspectos necessários para garantir a capacidade administrativa da sua marmoraria, principalmente no que diz respeito à gestão do estoque, vamos falar sobre as estratégias para aumentar suas vendas e lucratividade.

7. Marketing digital

Muitas pessoas não sabem, mas ações de marketing digital são tão eficientes para o comércio tradicional como para negócios online. A internet transformou o comportamento das pessoas. Cada vez mais, os consumidores querem conhecer a empresa, buscar informações na internet, interagir e sentir confiança antes de adquirir um produto ou serviço. O mesmo serve para uma marmoraria.

Através de ações como publicidade no Google, redes sociais, conteúdos relevantes, entre outras, é possível captar potenciais clientes e iniciar uma relação de confiança.

Primeiramente é fundamental fazer uma análise da situação da empresa, dos objetivos e desafios, identificando os pontos de melhoria. Em seguida, definir ações estratégicas com foco nesses objetivos e acompanhar os resultados.

Além de ações com foco em captação de clientes, mudanças em algumas áreas podem aumentar as vendas do seu negócio.

8. Atendimento ao cliente

Garantir a satisfação do cliente é ponto básico para qualquer negócio. Num mercado cada vez mais competitivo, para se destacar, fidelizar seu cliente e aumentar seu faturamento é necessário surpreendê-lo. 

Você sabe quais são as necessidades do seu cliente? O que ele realmente procura e não encontra em seus concorrentes? É aí que deve estar o seu foco. Faça pesquisas, converse com seus clientes, levante informações e implemente melhorias que farão a diferença para sua marmoraria.

9. Produtos de qualidade

Outro aspecto bastante importante é a seleção dos produtos e marcas que farão parte do seu portfólio. Trabalhar com produtos de qualidade garante a satisfação do cliente. Além disso, marcas reconhecidas no mercado são uma forma de atrair consumidores que já conhecem e utilizam os produtos dessas empresas.

Via: Fabras